Menu

13 dezembro, 2014

Opposition, Jennifer L. Armentrout.

The Lux Series: Opposition #5


Titulo Original: Opposition
Autor(a): Jennifer L. Armentrout
Editora: Entangled Teen
Ano: 2014
Paginas: 533
IBSN: 1622667336
Livros da Série: #1#2#3 e #4
Inglês nível: Intermediário
no goodreads e no skoob
(contém spoilers dos quatro primeiros livros)


Pelas próprias palavras da Katy, o mundo se tornou um romance distópico. Milhares e milhares de Luxen que até então estavam vagando por ai pelo espaço receberam o sinal verde e invadiram a terra num show lindo e terrível de luz e de destruição. E os números tendem a se multiplicar, levando em consideração que, quando os nossos etzinhos caíram de gaito no planeta Terra, todos os Luxens já habitantes do nosso planeta são automaticamente compelidos a seguir seus compatriotas (?) e sua causa, que é, basicamente, conquista e domínio do mundo. O básico.

Daemon é um dos que viram zumbis com a chegada dos Luxens do mal, juntamente com seus irmãos Dawson e Dee. A narrativa de Opposition começa dois dias depois que eles desaparecem com o enxame de formas reluzentes para deus sabe onde, fazer deus sabe o que. Katy está presa na cabana de Luc com este, Beth e Archer, sem poder sequer olhar para janela sem que um dos dois garotos tente impedi-la, sabendo eles que Katy vai dar no pé para tentar encontrar os Black, custe o que custar.

Os quatro ficam na cabana, a espera de qualquer sinal dos Luxens que, desde de sua chegada, não tinham dado nenhum sinal de vida. Com a estranha tranquilidade e uma Beth grávida e ficando pior a cada dia, Archer e Katy se juntam para ir ao supermercado comprar mantimentos e vitaminas para Beth. Nem preciso dizer que dá merda. Poucos minutos depois de chegarem, os Luxens do Mal atacam o local, não apenas matando, mas assimilando os DNA's de todos os humanos que eles encontram pela frente.
“Apparently, there was even a meme created already. The incredibly photogenic glowing-alien meme.”
Tentando salvar a vida de uma menininha, Katy mete ela e Archer na maior roubada, mas bom, há males que vem para o bem. Graças a crise de heroísmo da garota, ela se depara de cara com Daemon e Dawson. Dawson, aliás, que faz o favor de atingi-la com uma bola de energia (de proposito) e nocautear Katy na hora.

Cara, a sinopse desse livro pode se estender por uma eternidade, então em respeito a quem ainda não leu esse volume da série, é até aqui que eu vou no que se trata da história em sim. 

Acho que a maioria das coisas que eu precisava dizer sobre essa série e esse personagens e a escrita da Armentrout eu já disse em resenhas anteriores, e é desnecessário que eu fique me repetindo. O que vou dizer simplesmente é que esse é o meu segundo livro favorito da série. Origin ainda tem o topo do pódio para mim. Isso não significa, entretanto que com relação a desenvolvimento de história e de personagem, nós não tenhamos mais evolução e mais melhoras em Opposition. De novo, temos um livro praticamente perfeito em quase todos os quesitos.

Apesar de entender o desespero de "essa pode ser a nossa última noite", o fato de que se o Daemon e a Katy não tivesse por ai chutando bundas, eles estavam em algum canto transando me incomodou um pouco. Não me entendam mal, eu sou toda go, putaria, mas coisa de mais cansa, sabe? 

Agora que já tirei isso do meu peito, vamos as coisas incríveis que temos nesse livro.

Começando pela Srta. Katy e seu nível cósmico de bad-assness. Em alguns momentos nos livros anteriores eu duvidava da capacidade dela de se virar sozinha e me estressava quando ela tentava, mas cara, nesse livro a garota passou de hybrid para ninja! Tanto com seus poderes adquiridos graças a mutação, quanto com o treinamento de combate que ela recebeu na sua estádia no Daedalus, a força dessa personagem nesse livro foi brilhante. E se eu já admirava a garota antes, agora eu quero abraçar ela e agradecer. 

A sobriedade e maturidade dos personagens num geral também foram chocantes para mim, isso pode ser um spoiler caso você ainda esteja lendo ou não tenha terminado Opposition então eu pularia para o próximo paragrafo, mas a cena em que a Dee volta a pensar com o próprio cérebro depois que a Katy lembra ela de todas as coisas boas e ruins que as duas tiveram que enfrentar no último ano foi de partir meu coração. O grito, a angústia, a desolação da Dee foi tão, tão tocante para mim. Sem falar que essa cena nasceu de um dos meus diálogos favoritos do livro.

A pequena brecha que vemos do passado do Luc também me pegou de surpresa e eu adorei. Estou pronta para me jogar no chão e implorar por uma novella focada nesse personagem e aposto e ganho que não sou a única que é absurdamente intrigada pela figura do Luc, e por como ele se tornou o que nós vimos nos últimos três livros. Por favor, por favorzinho, Jennifer?

Archer e Daemon e o bromance, vocês sentiram? Eu amei todas as interações desses dois, seja pros momentos engraçadinhos, seja nos momentos mais sérios. A adição do Archer no grupo de forma geral já foi sensacional. 
“It’s not like I’m going to run up and hug him.”
His expression turned bland. “I’d sure hope not. I might get jealous.” 
“You’d get jealous if she hugged a tree,” Archer tossed out. 
“Maybe.” Daemon coasted to a stop in a parking space behind the car. “I’m needy like that."
E o último personagem que eu vou mencionar é claro que é o Lotho, o rei Arum ou sei lá o que. Só eu gostei do "cara"? Gostei do jeito psicótico dele, como ele pressiona e empurra as pessoas ao limite e parece se alimentar do caos e da angústia. Quer dizer, ele tem pedras preciosas incrustadas no corpo! Que tipo de idiota faz isso? Além do mais, tem o que ele disse pra Katy quando ela tá saindo do covil dos Arum:
"You have balls bigger than the males in this room" Lotho said, his face inches from her (Katy). "I like you. And I'd keep you if it weren't for the fact that you're part Luxen. So that's probably good new for you. Boo for me."
Achei fofo, ta bom? Mais um personagem que eu me interessaria em ver mais sobre, apesar de saber que as chances são minimas. 


As referências a cultura pop são inúmeras e não exclusividade de Opposition, mas eu nunca falei sobre isso nas resenhas anteriores. Isso faz/fez com que o leitor se sentisse ainda mais dentro da história. É só que, quando eu leio fantasia, ainda mais sci-fi, eu tendo a separar completamente o mundo real, o nosso mundo real, do mundo real da ficção.Só que graças a todas essas referências o mundo onde o Planeta está sendo atacado por alienígenas tornou tudo tão muito mais tangível! 



É triste ter que me despedir de uma série que eu peguei tanto carinho por ao longo dos últimos dois meses, mas ao mesmo tempo a sensação de missão cumprida e de encerramento aquecem meu coraçãozinho de fangirl. Vou sentir saudades desses personagens, das gracinhas, do sarcasmo, do humor duvidável, das fofices do Daemon... É o que eu disse na resenha de Obsidian, é mais uma dessas séries que eu provavelmente vou pegar para reler sempre que estiver de ressaca literária ou simplesmente me sentindo extra-nostálgica. 


Entrou fácil para minha lista de séries favoritas e eu mal posso esperar para ler outros trabalhos dessa linda e talentosa da Jennifer L. Armentrout. Por enquanto, adeus.

4 comentários:

  1. Esse é o último livro da série mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Myryan, esse é o ultimo da série Lux no que se trata de história. Tem o Oblivion que deve ser lançado agora em dezembro, que é o primeiro livro narrado pela perspectiva do Daemon; e também o spin-off chamado Obsession que se passa no mesmo universo, mas é narrado por um personagem que aparece, se eu não me engano, no ultimo livro :)

      Excluir
  2. Gabriela você leu esse livro em inglês? Gostaria de saber porque estou doida atrás da tradução desse livro.

    ResponderExcluir